Home > Blog > Mobilidade > Carros autônomos: um panorama geral sobre essa nova tendência

Carros autônomos: um panorama geral sobre essa nova tendência

14 ago 2018

homem atravessando rua em cruzamento

Gigantes do setor da tecnologia e do automobilismo, a exemplo da Tesla Motors, Google, BMW, Apple, Uber e Mercedes-Benz, são as principais protagonistas na corrida pelos carros autônomos.

Olhando mais de perto para aquilo que vem sendo desenvolvido, as perspectivas em termos tecnológicos e em inovação são bastante animadoras. Afinal, estamos falando sobre algo que está redefinindo o atual conceito de mundo automotivo.

Por outro lado, uma infinidade de avanços ainda são necessários para que esses veículos autônomos possam andar pelas vias públicas com segurança.

Nos próximos parágrafos, vamos abordar uma série de aspectos importantes sobre a inovação do carro autônomo, seus desafios e impactos. Se você não sabe o que é carro autônomo, continue a leitura!

O que são carros autônomos?

Um veículo autônomo é mais que um carro que se dirige sozinho. Na verdade, o conceito trata da possibilidade de que o carro consiga realizar tudo aquilo que o nosso cérebro faz enquanto dirige. Ou seja, todas as situações no trânsito ficam a cargo de computadores e sensores que analisam tudo de forma mais rápida e eficiente do que o ser humano faria. Como resultado, a probabilidade de falhas cai significativamente.

A tecnologia tem uma função fundamental aqui. Afinal, é todo um conjunto de equipamentos e de softwares que processam as informações para a tomada da melhor decisão.

Além disso, não podemos esquecer que esses sistemas são desenvolvidos para analisar e optar pela ação que gere menos riscos em determinada situação.

Principais desafios enfrentados

Boa parte das pessoas que já ouviram falar sobre os carros autônomos podem não se dar conta da série de desafios que essa inovação enfrenta. 

Há uma série de dilemas morais e jurídicos que ainda precisam ser vencidos. Veja alguns dos aspectos mais importantes relacionados aos principais obstáculos sobre esse tema:

Infraestrutura

As cidades ainda não se encontram completamente preparadas para os carros autônomos. Elas não conseguem acompanhar a velocidade da evolução promovida pelas montadoras e pelas empresas de tecnologia.

Para termos uma ideia mais clara, de acordo com a National League of Cities, apenas 6% das cidades norte-americanas estão considerando projetos e adaptações para um futuro próximo.

Como sabemos, os carros autônomos exigirão ainda mais investimentos em termos de tecnologia. A principal preocupação nesse caso é sobre as conexões com a internet, que além de estáveis, precisam oferecer coberturas para redes mais recentes.

Segurança

A questão da segurança é um fator que preocupa, especialmente no que diz respeito a assaltos e até mortes, como eventualmente vemos ocorrer no Brasil quando algum motorista erra o caminho e acaba em uma região complicada nesses termos.

Legislação

A definição sobre quais seriam as responsabilidades legais em eventos provocados por carros autônomos ainda é muito atrasada, tanto em estudos de desenvolvimento quanto em aplicações práticas.

Fator humano

O problema surge quando misturamos os carros inteligentes que obedecerão à risca essas regras com motoristas que as desrespeitam, por opção própria ou por não conhecerem as leis do local.

Por exemplo, um condutor pode ficar irritado quando o carro inteligente parar em um sinal mesmo sem nenhum pedestre para atravessar. Como bem sabemos, muitos motoristas se aproveitam de episódios semelhantes. Ou seja, mesmo sem prejudicar ninguém aquela ação não está incorreta. 

Vantagens dos carros autônomos

Mesmo que algumas pessoas olhem para essa evolução tecnológica com muita desconfiança, não dá para negar que as vantagens são significativas.

Ao contrário de nós, humanos, esses veículos podem ter um campo de visão de 360 graus, avaliar situações de risco de forma mais rápida do que uma pessoa, além de reconhecer e tomar decisões com mais agilidade em relação a obstáculos nas estradas.

Além disso, um veículo inteligente não precisa enfrentar alguns problemas muito específicos como:
– Misturar o consumo de álcool com direção
– Imprudência no volante
– Irritabilidade
– Distrações e cansaço.

A sociedade poderá ver os benefícios e as vantagens dos carros autônomos em diversas frentes como, por exemplo, tráfego mais eficiente e tecnologias que poderão mudar completamente a maneira como viajamos.

Aqui, cabe uma observação interessante: Sabastian Thrun, o criador do carro autônomo do Google batizado de Waymo, tomou a iniciativa de desenvolver algo nesse sentido justamente porque viu de perto o que o trânsito atual pode provocar. Em uma de suas participações no TED ele comentou sobre esse tema e o motivo de ter ingressado nesse setor:

“Aos 18 anos, perdi meu melhor amigo em um acidente de carro e decidi me dedicar a salvar as vidas de um milhão de pessoas por ano”, disse.

Os cinco tipos de carros autônomos

Quando pensamos em veículos autodirigido, o que nos aparece na mente são aqueles automóveis que se locomovem sem a necessidade de um motorista. Entretanto, até chegar nisso, existem outros 5 níveis de carros autônomos.

O primeiro, inclusive, existe desde 1988. É chamado de “tecnologia auxiliar”, pois, nesse caso, o carro possui um sistema de auxílio, por exemplo, o controle de velocidade ou a estabilidade do volante em estradas. 

O segundo nível, nomeado como “sistemas combinados”, é basicamente igual ao primeiro. Nesse caso, porém, são duas tecnologias auxiliares, que funcionam de forma combinada, ao invés de uma. Ainda nesse nível, toda e qualquer ação autônoma realizada pelo carro é ativada diretamente pelo motorista.

Desde 2014, quando a Tesla apresentou o seu Model 3, estamos vivendo uma nova fase de carros autônomos. O modelo em questão é um semiautônomo, sendo capaz de assumir as funções de velocidade, frenagem e direção simultâneamente. Entretanto, o motorista ainda tem que intervir em algum momento.

O próximo estágio, muito provavelmente, serão os carros plenamente autônomos, mas que peçam interferência do motorista em algum momento. Nesse caso, não necessariamente a pessoa intervém, mas pode ser requisitada em alguma situação — seja de risco ou não. A previsão para esse nível de carro autônomo estar totalmente desenvolvido é 2022.

Por fim, teremos os carros autônomos que não permitirão nenhuma interferência do motorista — que, nesse caso, se torna um passageiro. A pessoa apenas diz para onde deseja ir e pronto: o carro anda. É possível que lá para 2025 já tenhamos novidades e exemplos concretos desse nível. Entretanto, essa é apenas uma estimativa.

Veículos autônomos no Brasil

O Brasil também conta com alguns projetos de sucesso desenvolvidos nessa área. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) já trabalha há alguns com a questão de carros autônomos no Brasil. No ano passado, o veículo desenvolvido pela equipe de pesquisadores da universidade trafegou pela primeira vez em vias urbanas e em rodovias sem que fosse preciso algum tipo de intervenção humana, que é o que o carro autônomo deve fazer.

Não resta dúvidas de que essa inovação tecnológica mudará completamente algumas tradições e comportamentos mais enraizados na sociedade atual. Como não é possível fugir do progresso, resta à iniciativa privada, aos governos e às universidades (e a quem mais quiser ajudar) desenvolver ações em conjunto tendo em vista agilizar a chegada desse novo jeito de transitarmos pelas nossas cidades.

Por fim, todo esse investimento na área de tecnologia dos carros autônomos acaba refletindo positivamente também nos veículos atuais. Várias tecnologias e aplicações são integradas aos carros mais modernos, resultando em projetos interessantes que tornam a vida do motorista mais prática e segura. 

Compartilhe isso

Sobre Fernando Naccari

Consultor Técnico e Jornalista no Jornal Oficina Brasil por 3 anos; na Revista O Mecânico, no Jornal Auto & Você e na Revista Carro por outros 4 anos. Em 2017 fundou o site e o canal de YouTube "Naccar - Auto e Notícias", que tornou-se uma das referências em notícias diárias sobre o mercado automotivo, avaliações de veículos novos e usados, bem como reviews sobre automobilismo pelo mundo.
Foi também editor da Revista Car Stereo Tech, especializada em veículos modificados por dois anos.
Agora, na InstaCarro, é o responsável por gerar conteúdos sobre a empresa, sobre o mercado automotivo e, claro, avaliar carros e te ajudar a escolher quem merece um lugar na sua garagem :)

  • InstaCarro
    • Sobre a InstaCarro
    • Como Funciona
    • Perguntas frequentes
    • Unidades
    • Blog
    • Trabalhe Conosco
  • Explore
    • Sou Lojista
    • Guia InstaCarro
  • Política e Contato
    • Termos e Condições
    • Política de Privacidade
    • Contato
    • apoio@sandbox.instacarro.com

R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 486 Itaim Bibi Desenvolvido pela © InstaCarro