Muitas coisas mudam na rotina quando chegamos à terceira idade. Uma delas é a renovação da carteira de motorista para quem tem mais de 65 anos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não impõe um limite de idade máxima para a permissão de dirigir. Contudo, prevê que a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja feita com frequência maior.
Por isso, quem chega aos 65 anos passa a precisar fazer os exames de aptidão física e mental a cada três anos — e não mais de cinco em cinco, como acontece com motoristas abaixo dessa faixa etária.
O exame é o mesmo feito por condutores mais novos, “mas como os idosos tendem a perder o reflexo e a atenção, a avaliação é mais criteriosa”, explicou o Detran-RJ.
Restrições na carteira de motorista
O CTB determina que esse prazo para a renovação seja ainda menor caso o perito examinador faça essa sugestão, após identificar no condutor indícios de doença física ou mental ou de progressividade de doença que possa reduzir a capacidade de dirigir.
De acordo com a avaliação do perito sobre as condições do motorista, a habilitação poderá ser emitida com restrições, como impedir que a pessoa dirija à noite.
Questionado sobre este tipo de limitações na CNH, o Detran-RJ informou que a medida pode ser aplicada a “qualquer pessoa”, e não somente aos idosos.
Vale lembrar que, caso o idoso exerça função remunerada usando a direção, será necessário repetir, também a cada três anos, a avaliação psicológica (R$ 98,95)— regra válida para qualquer faixa etária.
O que fazer para renovar a carteira de motorista de idoso?
A primeira coisa e a mais importante é saber que idosos que possuem mais de 60 anos estão isentos de pagar a taxa de arrecadação (DUDA) para renovação da carteira de habilitação.
Para realizar a renovação, basta agendar o atendimento em qualquer uma das unidades do DETRAN de seu estado.
No dia do atendimento agendado, leve os seguintes documentos:
- Comprovante de residência (pode ser conta de luz, água ou telefone;
- RG com foto e assinatura (original e cópia).
Até que idade é seguro renovar a CNH?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não determina uma idade específica sobre o limite de idade para dirigir. Porém, a lei recomenda que motoristas com mais de 65 anos realizem exames médicos e renovem a CNH a cada 3 anos.
Mas é sempre bom estar atento aos sinais que o nosso corpo vai perdendo e ver se a visão ainda é a mesma, assim como a função motora.
Para idosos que fazem uso de medicação, também é um ponto importante ficar de olho se o medicamento não o deixa menos concentrados e aéreo.
O ideal, é realizar uma avaliação médica e se certificar que está em condições de dirigir. Lembre-se que por mais que dirigir um veículo seja seu momento de lazer, deve se levar em consideração que é algo sério, pois coloca a sua vida e a do próximo em risco.
Deixe uma resposta