A poluição atmosférica é um grave problema do mundo moderno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ao todo são cerca de três milhões de mortes por ano devido à poluição do ar, grande parte emitida por carros à combustão. Nas cidades brasileiras, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), 90% da poluição provém de veículos motorizados, e isso deve causar aproximadamente 250 mil mortes nos próximos 15 anos no País, 25% delas somente em São Paulo.
Os números são assustadores. Por isso, cidades de diversos lugares do mundo travam batalhas diárias contra os carros poluentes. Algumas buscam redefinir políticas de mobilidade; outras procuram refazer o planejamento urbano e investir em meios alternativos de transporte. Mas todas têm o mesmo objetivo: diminuir a poluição e melhorar a vida, e a saúde, das pessoas.
Pensando nisso, garimpamos sete cidades ao redor do mundo que possuem diferentes iniciativas para solucionar o problema.
Copenhague, Dinamarca
Conhecida como a capital verde por ter se comprometido a tornar-se neutra em carbono até 2025, Copenhague é um dos lugares que mais investe em meios alternativos de transporte, principalmente na bicicleta. Como comparação, mais da metade da população utiliza a bike para trabalhar e realizar suas atividades diárias. Por isso, a cidade está desenvolvendo uma rede de estradas para bicicletas, com mais de 500 km de extensão, que conectará os subúrbios até a capital.
Seul, Coreia do Sul
Como parte dos esforços nacionais para reduzir a poluição do ar, os veículos com motores a diesel fabricados antes de 2005, que não cumpriram os padrões de emissões, serão banidos de Seul no início de 2018. Além disso, outras áreas metropolitanas, como Incheon e Gyeonggi adotarão essa postura até 2020.
Bruxelas, Bélgica
Além de promover domingos sem carro, Bruxelas quer expandir suas zonas destinadas exclusivamente aos pedestres, incluindo uma área ao longo da Boulevard Anspach, uma das principais avenidas da cidade. No ano que vem, a cidade belga também vai proibir a circulação de carros a diesel fabricados antes de 1998 como medida para diminuir a poluição.
Oslo, Noruega
Aqui, uma das medidas mais radicais e alinhadas com o propósito de combater a poluição gerada por carros à combustão. Uma das primeiras cidades a aderir o movimento livre de veículos, Oslo planeja proibir permanentemente todos os carros particulares até 2019. Além disso, pretende substituir dezenas de estradas anteriormente utilizadas por carros por pistas para bicicletas.
Madrid, Espanha
A atual prefeita de Madrid, Manuela Carmena, diz que a principal avenida da capital, Gran Via, passará a permitir somente o acesso de bicicletas, ônibus e táxis até maio de 2019. Além disso, prometeu que outras vinte e três ruas movimentadas serão redesenhadas para andar, em vez de dirigir. Tudo isso faz parte de um plano de sustentabilidade que também irá proibir todos os carros a diesel até 2025.
Hamburgo, Alemanha
Hamburgo está desenvolvendo uma “rede verde”. Ou seja, uma área sem carros na esperança de que mais pessoas andem a pé ou de bicicletas, ao invés de dirigir. O plano também inclui mais parques, playgrounds e campos de esportes e deve ser finalizado em 2035. Por fim, a cidade está construindo parques na autoestrada A7 para reconectar bairros e facilitar a caminhada.
Curitiba, Brasil
Muito antes de o mundo se preocupar com o aquecimento global, Curitiba já tinha sido planejada para reduzir as emissões de carbono. Como? Investindo em transporte público de qualidade. A implantação do Sistema de Transporte Coletivo começou no início dos anos 1970, e não parou de evoluir. A cidade possui canaletas exclusivas para ônibus, tarifa integrada, estações-tubo que aceleram o embarque, já que permitem o pré-pagamento da tarifa, e linhas que chegam em 13 municípios da Região Metropolitana. Todos estes investimentos fizeram com que 45% da população da cidade use o transporte coletivo, em vez de carros particulares.
A sua cidade ainda não apresenta nenhuma solução para diminuir a poluição causada pelos carros? Você já pode fazer a sua parte. Venda o seu veículo de forma fácil, rápida e segura pela InstaCarro e ainda descubra outros meios mais sustentáveis de se locomover. Por aqui nós já demos algumas dicas. Fique de olho!