Quais carros da Volkswagen mais venderam no Brasil?


Logo Nova Volkswagen em fábrica da marca

Compartilhe

facebook
twitter
whatsapp
linkedin

Confira quais os carros da Volkswagen que fizeram e ainda fazem sucesso com o público brasileiro.

Texto: Evandro Enoshita

Fotos: Volkswagen / Divulgação

A presença da Volkswagen no Brasil é quase tão longa quanto a própria trajetória da empresa. Começou em 1953, com a montagem dos Fusca com peças importadas da Alemanha, e em 1957 caminhou para a produção do besouro na recém-inaugurada fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora do seu país de origem.

De lá para cá, os carros da Volkswagen se tornaram icônicos, numa lista que inclui desde o utilitário Kombi até o médio Passat (o primeiro da marca no Brasil com motor refrigerado a líquido), além de modelos até hoje reconhecidos pelo mercado como os compactos Gol, Voyage e Saveiro.

Em julho do ano passado, a Volkswagen atingiu a marca de 24 milhões de veículos produzidos no Brasil. Além da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a empresa alemã tem atualmente fábricas de carros em Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) e também uma fábrica de motores em São Carlos (SP). Confira a seguir os carros mais vendidos na história da marca no país, feita com base nos dados fornecidos pelo fabricante e no registro de emplacamentos do Renavam.

Volkswagen Gol – 7 milhões de unidades

O Gol é um dos carros da Volkswagen mais importantes de toda a história. Ele completou no ano passado os 40 anos de seu lançamento. Nessas mais de quatro décadas de mercado, o modelo desenvolvido pela filial local do fabricante alemão se transformou em um fenômeno. Mesmo com o lançamento de modelos mais modernos na mesma categoria, como o Polo, ainda é o Volks mais vendido do mercado brasileiro.

Carros da Volkswagen mais vendidos - Gol

Até abril do ano passado, dados do fabricante apontavam que o modelo havia atingido a marca de 6.952.153 unidades comercializadas. Somados os números de emplacamentos registrados pelo Renavam nos meses seguintes, o Gol já ultrapassou a marca de 7 milhões de unidades vendidas no Brasil.

Volkswagen Fusca – 3 milhões de unidades

O Fusca original teve uma vida bastante longa no Brasil. O único lugar do mundo que fabricou o Fusca por mais tempo que o Brasil foi o México, que encerrou a produção do Vocho (como era conhecido por lá) em 2003.

Carros da Volkswagen mais vendidos - Fusca

Por aqui, a produção do Fusca pela Volkswagen foi de 1957 até 1986, tendo sido retomada entre 1993 e 1996. Para ter uma ideia da importância do modelo para o Brasil, basta dar uma olhada em qualquer foto do trânsito brasileiro nos anos 1970.

Volkswagen Kombi – 1,4 milhão de unidades

O utilitário foi o modelo escolhido pela Volkswagen para inaugurar a sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), no dia 2 de setembro de 1957. A trajetória da Kombi no mercado brasileiro foi bastante diferente do exterior, onde a van Transporter é um descendente direto do utilitário clássico.

Volkswagen Kombi branca e vermelha dos anos 60 e uma branca dos anos 2000

Por aqui, além da clássica “corujinha” de 1ª geração tivemos uma exclusiva geração “1,5” (com a frente e traseira da Kombi de 2ª geração na carroceria da 1ª geração) e a Kombi de segunda geração, que chegou por aqui só em 1997 (quase 20 anos depois do fim desta geração na Alemanha. Conhecida pela sua boa capacidade de carga e baixo custo de manutenção, resistiu à chegada de concorrentes mais atuais e foi sair de linha somente em 2013.

Volkswagen Voyage – 1,1 milhão

Produzido inicialmente entre 1981 e 1996 e relançado em 2008, o Voyage é um dos carros da Volkswagen que pode atingir ainda este ano a marca de 1,2 milhão de unidades vendidas no mercado brasileiro.

Volkswagen Voyage 2021

Tendo atingido por volta de 1,08 milhão de carros comercializados no Brasil até março de 2017, de lá para cá o modelo emplacou por volta de 98 mil unidades.

Volkswagen Saveiro – 1,1 milhão

Junto do próprio Volkswagen Gol, a picape leve Saveiro — lançada em 1982 — é o único membro original da família que segue em produção contínua até os dias atuais. O Voyage saiu de linha em 1996 e só voltou em 2008. Já a Parati saiu de linha em 2012.

Volkswagen Saveiro 2021

Em junho de 2019, o modelo ultrapassou a marca 1,3 milhão de unidades produzidas, sendo que deste total 280 mil haviam sido enviadas para o mercado externo. Do sexto mês de 2019 até janeiro deste ano, a marca havia conseguido emplacar pouco mais de 56 mil unidades no mercado brasileiro.

Volkswagen Brasilia – 950 mil unidades

Lançado em 1973, o Volkswagen Brasilia é uma um produto de um tempo em que a filial local da marca alemã tinha completa liberdade para desenvolver produtos. A proposta do modelo era a de ser um substituto do Fusca, combinando a carroceria hatch com a tradicional mecânica a ar.

Bem aceito no mercado, foi produzido no Brasil e também no México e só saiu de cena em 1982 (antes mesmo do Fusca), para evitar a concorrência interna com os modelos da nova família Gol.

Volkswagen Parati – 925 mil unidades

Lançado em junho de 1982, pouco antes da picape Saveiro, o Volkswagen Parati era a station wagon da família Gol, em um tempo em que esse tipo de veículo ainda fazia bastante sucesso no mercado brasileiro.

Volkswagen Parati Surf

Mas partir de 2006, a Parati sofreu a concorrência interna do SpaceFox, modelo derivado do hatch Fox e com um projeto mais atual. Tanto que a perua foi o único modelo da família Gol a não ganhar uma nova geração sobre a base do Polo e saiu de cena em 2012.

Volkswagen Passat – 675 mil unidades

O Volkswagen Passat chegou ao mercado brasileiro em 1974, apenas um ano após o seu lançamento na Europa, para ser o primeiro modelo da marca no Brasil a abandonar os motores com refrigeração a ar.

Volkswagen Passat 1981

Esta primeira geração do Passat ficaria em produção no Brasil até 1988, sendo lembrado até hoje por versões icônicas como os esportivos TS e GTS Pointer e o LSE de quatro portas em configuração de exportação para o Oriente Médio (chamado de Passat Iraque).

Quer vender o seu carro?

Agende uma avaliação e ajudamos a vender no mesmo dia com pagamento a vista e sem burocracia na documentação

Avaliação Gratuita