Paulo economizou ao longo do ano dinheiro para comprar seu carro novo. Ele já estava decidido que iria comprar um carro manual, já que toda vida esteve acostumado a mudar de marchas de forma manual.
Porém o vendedor da concessionária lhe apresentou mais dois modelos de carro, os que contém câmbio automático e câmbio automatizado.
Paulo nunca havia ouvido falar desse tipo de câmbio e ficou com dúvida de realizar a compra, pois seus veículos sempre foram de câmbio manual e já sabia como dirigir carros assim.
E você, também tem dúvidas sobre esses tipos de câmbio igual o Paulo?
Como funciona câmbio automático?
Em um carro automático não é preciso acionar o câmbio por meio do pedal como é feito em carros manuais, apenas usar a alavanca, o que ajuda a troca de marcha ser mais suave.
Isso também ajuda a facilitar a dirigibilidade e promover conforto ao motorista em dias de trânsito intenso ou viagens longas.
Porém o câmbio automático tem seus pontos de desvantagens. Para obter um veículo com o sistema automático de transmissão, o proprietário deve desembolsar cerca de R$ 3 mil a mais do valor do veículo comparado a outro que tenha o sistema manual.
Como dirigir um carro com câmbio automático?
Todo cidadão quando decide se habilitar para a condução de veículos automotores (carros e motocicletas), pelo menos em nosso país, passa por treinamento específico e avaliações teórica e prática.
Porém, quando decidem adquirir um carro com transmissão automática, muitos encontram dificuldades para se acostumar ao novo modo de direção sem o uso do pé esquerdo para acionar a troca de marchas.
Confira algumas dicas indispensáveis para quem quer aprender a como dirigir um carro com câmbio automático.
(P) Parking — Estacionário
Quando dirigimos pela primeira vez um veículo com transmissão automática, observe que a posição do câmbio está na letra “P”. Sendo assim, o veículo deverá estar desligado e estacionado.
(R) Reversing — Marcha Ré
Embora o próprio nome já defina sua funcionalidade, é importantíssimo saber que não devemos acionar essa função na transmissão enquanto o veículo estiver em movimento.
Pare totalmente o carro e só depois mude a transmissão para a letra “R”, a fim de realizar manobras de estacionamento.
Caso esqueça ou queira apressar sua função, você poderá danificar gravemente a transmissão do veículo.
(N) Neutral — Neutro
Utilize apenas quando estiver com o carro parado após ter estacionado e prestes a desligar o motor.
Um erro muito comum é pensar que o motorista deve colocar na posição neutra quando parar em semáforos ou cruzamentos.
O carro com esse sistema já realiza a leitura de marcha lenta e parada; não é necessário mudar manualmente!
(D) Drive — Dirigir
Nessa posição, o veículo se deslocará mudando automaticamente as marchas. Quando posicionar em “D”, ao retirar o pé direito do pedal de freio, o carro já começará a se deslocar para a frente. Basta o condutor controlar a velocidade desejada.
Caso queira mudar manualmente, alguns modelos oferecem o sistema sequencial que você deve identificar por números ou símbolos de “+” ou “-” junto dos demais já mencionados.
Esses apenas serão acionados quando o motorista sentir a necessidade de redução de marcha para ultrapassagens ou uma marcha mais forte para subidas ou descidas.
Na maioria dos casos, para acionar essa opção, o motorista deverá colocar na letra “S” (de sport) para realizar as trocas necessárias.
Câmbio automatizado
Nesse câmbio, o próprio sistema que faz a troca de marcha. Você só precisa se lembrar de diminuir a aceleração.
Ele é formado por dois adutores e uma central eletrônica que controla a embreagem e faz o ajuste do torque, permitindo que as trocas de marcha aconteçam com rapidez e suavidade.
Assim que é detectada a necessidade, um adutor aciona a embreagem enquanto o outro trabalha na engrenagem da marcha.
Na prática, os carros com câmbio automatizado dão ao condutor o conforto de um veículo automático, mas a um valor mais acessível.
Agora que você sabe a diferença entre carros automáticos e automatizados, o próximo passo é escolher o modelo perfeito para suas necessidades.
E se você estiver pensando em vender seu carro para adquirir um desses modelos ainda esse ano, conte com a a InstaCarro e nós cuidaremos do negócio para você.
Vendemos o seu veículo em até 90 minutos. E você só precisa levar o carro em um de nossos postos de avaliação.
Após isso, ele passará por uma vistoria e será cadastrado em nossa plataforma, com mais de 1.500 lojistas – que irão dar lances para levar o carro.
O lance mais alto é apresentado para você que, caso aceite a proposta, receberá o dinheiro em até 24 horas.