Saiba qual é a melhor forma de vender o seu carro usado


casal comprando carro em loja

Compartilhe

facebook
twitter
whatsapp
linkedin

O que vem à cabeça quando você pensa em se desfazer do seu carro? Todo o tempo e trabalho que você terá no processo até conseguir vender o carro? Como vender carro usado por um bom preço ou bem avaliado? Uma dessas opções, ou todas juntas? Para encontrar a melhor alternativa para o seu perfil, vamos analisar cada tipo de venda e colocar alguns pontos que precisam ser levados em conta a partir do momento em que você decide abrir mão do seu veículo. Confira!

VENDAS PARA CONCESSIONÁRIAS

SOBRE

Por ser um método mais tradicional para vender carro, engana-se quem acredita que vai ser uma venda rápida.

Como o seu automóvel precisa estar em bom estado para que seja aceito por uma concessionária que compra carros usados ou até mesmo vendido em um valor adequado, é preciso realizar uma avaliação prévia antes para confirmar se a lataria, pneus, quilometragem, peças e demais componentes estão em boas condições.

Caso não estejam, será necessário fazer os reparos e retoques antes de realmente vendê-lo. Do contrário, você receberá uma quantia bem abaixo do mercado ou da tabela FIPE devido aos reparos que serão feitos pelo futuro dono.

 

SEGURANÇA

Não há riscos quanto à documentação e o recebimento do dinheiro. As concessionárias fazem todo o processo e você recebe o dinheiro no ato da transação.

No caso de carros consignados, o valor só será depositado quando o veículo for vendido pela concessionária. 

TEMPO

Você precisará de tempo para achar uma concessionária que pague o valor mais próximo ao que você espera, isso pode demorar dias, semanas ou meses. 

PREÇO

Os preços variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta.

 

VENDA EM SITES DE CLASSIFICADOS

SOBRE

Neste caso, você fica responsável por tirar as fotos do seu carro, anunciá-lo, receber as ofertas, marcar os encontros e combinar formas de pagamento.

SEGURANÇA

Como, provavelmente, a venda não será feita para um conhecido, você corre grandes riscos quanto à segurança.

Um exemplo de risco é o pedido de test drive por meio do futuro comprador. Você entregará o seu carro na mão de um desconhecido? Caso você vá junto, terá a certeza de que não vai ser assaltado e nem sequestrado? 

TEMPO

Algumas pessoas têm a sorte de vender rápido. Mas, esse processo de venda pode demorar até três meses (ou mais) para vender o carro.

PREÇO

A venda para pessoa física geralmente tem melhores preços do que uma venda para concessionárias, pois você recebe o valor de mercado do carro, sem sofrer desvalorização da proposta.

 

VENDA PARA CONHECIDOS

SOBRE

Na maioria das vezes, é o melhor tipo de transação. Mas, ao mesmo tempo, a mais rara de acontecer. Vendendo para uma pessoa que já conhece, fica mais fácil para resolver qualquer problema no futuro.

SEGURANÇA

Como você vai vender diretamente para um conhecido, raramente terá problemas quanto à documentação e pagamento. Só fazer todo o processo de transferência corretamente e saber para quem você está vendendo.

TEMPO

Normalmente, você venderá mais rapidamente do que uma venda em concessionárias ou classificados online.

PREÇO

Você conseguirá melhores preços, pois não terá os custos que a concessionária teria para revender seu carro e não dará as garantias que a mesma é obrigada a dar.

 

VENDA PARA A INSTACARRO

SOBRE

Neste modelo de negócio, os profissionais revistam de forma rigorosa o seu carro, fotografam e o conectam, através de uma plataforma online,  mais de 1.500 lojas e concessionárias que fazem ofertas em tempo real. 

SEGURANÇA

A transação é segura. A InstaCarro faz todo o processo de inspeção do carro, levantamento da documentação e transferência. Você só precisa levar o carro até o local agendado e já sai com o dinheiro na conta.

TEMPO

O processo de inspeção, o leilão através da plataforma e a oferta final dura noventa minutos.

PREÇO

Pelo fato de a empresa conectar seu veículo a um número muito grande de concessionárias, normalmente, acha aquela que já tem um cliente em vista. 

Agora você conheceu algumas das maneiras de vender o seu carro e conseguirá escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil. Conte com a Instacarro nesse processo de venda: estamos aqui para te ajudar a vender seu carro com segurança, rapidez e confiança. Faça uma avaliação

Atualmente, é possível negociar sob várias formas: leilões, grandes feiras automotivas, comercialização das peças de maneira separada, venda direta para pessoas próximas etc. Entretanto, buscar por uma concessionária que compra carros usados costuma ser a solução mais procurada.

No post de hoje, você descobrirá se vale mesmo a pena vender veículos para esses locais. Também trazemos todos os pontos que devem ser observados antes da negociação e os cuidados necessários com o carro para que você consiga o melhor preço. Boa leitura!

Fatores que devem ser avaliados ao vender carro para concessionária

Mesmo sendo mais cômodo do que encontrar e negociar diretamente com os interessados em comprar o seu transporte, é preciso prestar atenção em certos detalhes para que você não seja enganado ou sofra prejuízos no negócio. Veja.

Custos iniciais

É necessário ter em mente que um automóvel começa a ter seu preço desvalorizado assim que ele sai pela primeira vez da concessionária.

Além disso, você deve considerar em seu valor de oferta os gastos realizados, como troca de pneus, conserto de lataria, mudança de peças etc.

Venda por conta própria

Ao optar por vender seu automóvel diretamente com os interessados nele, você terá que lidar com uma série de incômodos. O primeiro é a divulgação de seus dados pessoais como telefone, e-mail, ficando assim sujeito a trotes ou recebimento de spam.

Dedicar um tempo a estudar o mercado também faz parte, visando o entendimento da média de preços sem cair em golpes. Arcar com toda a negociação e vistoria do veículo pelos clientes são outras necessidades relevantes, bem como detalhes capazes de atrapalhar o dia a dia

Escolha do momento ideal

Em se tratando de revenda, é muito melhor que você venda seu automóvel o mais rápido possível, principalmente por conta da veloz desvalorização.

O ideal é que o seu veículo tenha menos de cinco anos de uso, com quilometragem inferior a 15 mil quilômetros.

Negociação com os vendedores

Ao revender seu transporte para uma concessionária, você lidará diretamente com os vendedores na hora de acertar a quantia pela qual seu carro será comprado.

Por isso, é importante ter cuidado, já que eles buscarão o máximo de lucro possível na negociação, o que pode deixar você em desvantagem.

Perícia

Como o seu automóvel precisa estar em bom estado para que seja aceito por uma concessionária ou até mesmo vendido em um valor adequado, é preferível que você realize uma avaliação prévia para confirmar se a lataria, pneus, peças e demais componentes estão em boas condições.

Caso não estejam, será necessário fazer os reparos e retoques antes de realmente vendê-lo. Do contrário, você receberá uma quantia bem abaixo do mercado ou da tabela FIPE devido aos reparos que são feitos pelo futuro dono.

Também é importante se atentar ao pagamento do veículo. Caso ele ainda não tenha sido quitado totalmente, será revendido a um preço ainda menor do que o usual.

Cuidados necessários para negociar o veículo com o preço mais alto possível

Mesmo com a rápia depreciação de valor, é possível tomar alguns cuidados durante o uso do automóvel para que, no momento da revenda, ele esteja em perfeito estado e possa ser vendido a um preço melhor, sem consertos ou retoques.

Mantenha as revisões em dia

Seu carro precisa estar em excelentes condições de funcionamento caso você queira revendê-lo a um bom preço futuramente.

Por isso, faça todas as revisões nas datas estipuladas pelo fabricante, acompanhando o processo inteiramente. Os reparos necessários devem ser feitos antes que outros componentes do transporte sofram danificações e tudo vire uma verdadeira bola de neve.

Tenha calma na hora da negociação

Ao chegar o grande dia, mantenha a calma ao negociar com o vendedor: ficar nervoso ou estressado só aumenta as chances do automóvel ser vendido a uma quantia bem menor do que o esperado.

Faça pesquisas prévias e verifique por quanto ele está sendo vendido em outros lugares. Além disso, vale evitar pagamentos a prazo.

Guarde bem o manual e a chave reserva

É preferível que você entregue o veículo completo para o comprador, incluindo todas as chaves e o manual do fabricante. Assim, você mostra que é uma pessoa responsável e garante que o novo dono possua todos os itens primordiais para a manutenção.

No manual constam informações sobre o carro, revisões, cuidados especiais e outros dados que favorecem seu uso consciente. Mandar fazer uma nova chave pode ser muito caro e por vezes não compensa para o interessado, por isso é interessante investir em uma antes da venda.

Aceite as melhores ofertas

Negociar o seu veículo por um preço muito alto ou baixo pode significar prejuízo para ambas as partes. Portanto, procure sempre fechar negócio apenas quando entrar em acordo por um preço razoável para ambos os lados, condizendo com o valor real do veículo.

A InstaCarro

A empresa InstaCarro surgiu como uma forma de facilitar a comunicação entre compradores e vendedores de transportes, além de tornar o processo muito mais rápido e menos burocrático.

Ao entrar em nosso site oficial, você confere qual a quantia de mercado do modelo do seu veículo naquele momento. Então, ele passa por uma vistoria e recebe uma média de valor pela qual consegue ser comercializado.

Seu automóvel vai para a plataforma do site, onde ganha destaque, sendo disputado e leiloado por várias concessionárias parceiras. Ao ser vendido pela melhor oferta, você embolsa o valor à vista, sem precisar lidar com detalhes burocráticos.

O carro pode ser vendido em até uma hora, dispensando dias de visita a concessionárias ou de negociações com compradores avulsos nos quais não se tem total confiança.

Agora que você entendeu como vender carro para concessionária, verificou quais são os cuidados necessários para que não haja perdas e conheceu a InstaCarro, você é capaz de decidir qual a escolha mais inteligente e compatível com as suas necessidades!

Ficou interessado nos serviços que a nossa empresa oferece? Então entre em contato conosco, tire suas dúvidas ou marque hoje mesmo a avaliação do seu automóvel!

Quer vender o seu carro?

Agende uma avaliação e ajudamos a vender no mesmo dia com pagamento a vista e sem burocracia na documentação


2021-03-25T17:41:10-03:008 agosto 2018|

About the Author:

Consultor Técnico e Jornalista no Jornal Oficina Brasil por 3 anos; na Revista O Mecânico, no Jornal Auto & Você e na Revista Carro por outros 4 anos. Em 2017 fundou o site e o canal de YouTube "Naccar - Auto e Notícias", que tornou-se uma das referências em notícias diárias sobre o mercado automotivo, avaliações de veículos novos e usados, bem como reviews sobre automobilismo pelo mundo. Foi também editor da Revista Car Stereo Tech, especializada em veículos modificados por dois anos. Agora, na InstaCarro, é o responsável por gerar conteúdos sobre a empresa, sobre o mercado automotivo e, claro, avaliar carros e te ajudar a escolher quem merece um lugar na sua garagem :)

Leave A Comment