Se você tem um carro, provavelmente já sabe que ele pode ter alguma pane a qualquer momento. Falhas em suas partes mecânicas podem acabar acontecendo, e isso é totalmente normal e aceitável. Porém, se você investir na manutenção do carro preventivamente, os riscos de falhas são bem menores.
Realizar as revisões é muito importante. No entanto, mais importante do que isso é manter cuidados com o seu carro rotineiramente. Não todo dia, mas ao menos todo mês. Há quem cheque o alinhamento da suspensão toda semana. E não pense que isso é um exagero. A pessoa está, apenas, se precavendo de possíveis problemas.
Entenda a importância da manutenção de carro, algumas dicas para manter o seu veículo nos ‘trinques’ por mais tempo e o porquê tudo isso ajuda na hora de vendê-lo. Confira.
A importância de se fazer a manutenção preventiva do carro
Fazer uma manutenção de carro apenas quando este sofre algum tipo de dano, de certo, não é a melhor maneira de lidar com o seu automóvel. Os cuidados com o carro vão além de consertá-lo após um acidente. É possível, inclusive, evitar esse tipo de situação.
É fato que uma das maiores causas dos acidentes de trânsito é a falta de manutenção em algum dos carros envolvidos. Alguma parte da mecânica pode falhar ou mesmo uma peça básica da carroceria pode ceder e prejudicar o desempenho do motor. Situações como essa podem — e devem — ser evitadas.
A partir desse ponto, podemos definir o quão importante é fazer uma manutenção de carro preventiva. Além de prevenir-se de eventuais falhas mecânicas, valoriza o veículo caso você queira vendê-lo. O comprador em potencial, ao analisar um carro bem cuidado e sem histórico de acidentes, com certeza passará a ver a compra com outros olhos — melhores, no caso.
Uma manutenção de carro preventiva possui a finalidade de corrigir eventuais problemas e falhas que podem ocasionar danos maiores ao proprietário. É possível fazê-la tanto em uma concessionária quanto em uma oficina mecânica. Por mais que na sede das montadoras a manutenção possa ser mais cara, o custo-benefício acaba sendo ótimo.
Pagar um manuntenção preventiva agora pode prevenir o motorista de ter de desembolsar uma grande quantia no futuro para reparar os danos de um acidente. Além do processo ser rápido e acabar protegendo o trânsito, você também estará financeiramente protegendo o seu bolso.
Quando fazer a manutenção do carro
Não existe uma data exata para fazer a revisão. Mas é necessário ficar atento aos sinais do veículo. Caso sinta algum sinal de desgaste, é interessante parar no mecânico e fazer um “check up”.
Além disso, leia no manual do proprietário (aquele documento que geralmente fica no porta luvas do carro) de quanto em quanto tempo o carro precisa de revisão. Se tiver dúvidas, siga o tempo recomendado pela montadora.
Mas, no geral, recomenda-se fazer a manutenção preventiva a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Ou seja, o fator uso do carro é bem importante aqui, já que se você anda mais com ele, deverá fazer mais revisões.
Dicas para manter o carro como um novo
Como é possível perceber, realizar a manutenção de carro é realmente importante para manter o seu carro em um bom estado e evitar acidentes. No entanto, isso também acarreta no seu valor de revenda. Claro que um carro em bom estado será vendido por um preço melhor do que um mais desgastado.
Para conservá-lo, há alguns macetes fáceis de se fazer. Inicialmente, podem parecer até meio bobos – porém, de fato, ajudam.
1. Bateria do carro
O primeiro de todos é cuidar bem da bateria do seu carro. Manter acessórios — como luzes ou rádio — em funcionamento enquanto o motor estiver desligado pode prejudicá-lo.
2. Pneus
Cuidar do pneu também é outro fator importante. Mantê-los sem desgaste e calibrados é essencial não só para a segurança do veículo, como para a economia de combustível do mesmo. Além de manter a suspensão balanceada, um carro com pneus quase carecas gasta muito mais gasolina para se locomover.
3. Freios
Os freios, também, são muito importantes para o automóvel. Em caso de uma potencial batida, é nele que o motorista irá pisar para evitar o acidente. Inclusive, as pastilhas de freio se desgastam muito ao longo da vida útil do carro. A cada 10.000 km, é importantíssimo trocá-las na revisão de veículos. Caso contrário, cada frenagem danificará ainda mais o disco dos freios.
4. Ar-Condicionado
Por último, mas não menos importante, preste atenção no seu ar-condicionado. Em um país tropical e quente como o Brasil, muitos de nós clamamos por um acessório desse, principalmente durante o verão. Por isso, manter o sistema de refrigeração em ordem, utilizando a ventilação contra o acúmulo de bactérias quando necessário, é importantíssimo.
Como a manutenção de carro pode ajudar em uma venda
Chega um momento de nossas vidas em que tomamos uma decisão que, em muitos casos, não é tão simples assim: vender o nosso carro. Seja por necessidade de dinheiro — para, dentre outros fatores, sanar dívidas — ou mesmo para mudar de estilo de vida. Independentemente da razão, queremos que ele seja vendido a um bom preço.
Tendo isso em vista, há certas práticas e costumes que nos ajudam a atingir um preço de revenda melhor para o nosso veículo. Realizar todas as revisões e cuidar da manutenção podem fazer os gastos com carro crescerem um pouco. Mas, certamente, darão um resultado melhor na negociação da venda.
Pense o seguinte: você, ao pesquisar um carro usado bom o suficiente para mantê-lo motorizado por, pelo menos, mais três anos, gostaria que o veículo fosse muito bem cuidado pelo dono antigo, não é mesmo? Não duvidamos que até pagar um pouco mais pelo bom estado do automóvel poderia estar nos seus planos.
Portanto, é de suma importância manter a manutenção de carro em dia. O dinheiro gasto com a revisão hoje pode evitar o desembolso de uma grande quantia no futuro devido a um acidente causado por uma falha mecânica. Fora a dor de cabeça que a situação irá lhe dar.
E, por falar em estresse e dores de cabeça, é justamente para evitar isso que a InstaCarro surgiu. Na nossa plataforma, você pode vender seu carro no mesmo dia em que faz o anúncio! É fácil, simples e sem burocracia. Faça uma avaliação do seu veículo!
Venda o seu carro em 3 passos
