Desde montar um anúncio adequado até como fugir de golpes, este texto esclarece tudo sobre vender um carro para pessoa física.
Pode até demorar, mas quando chega o momento da venda do veículo, chega também a decisão de qual é a melhor opção: vender para um lojista, para uma concessionária, usar os serviços da InstaCarro ou então optar por vender o carro para pessoa física.
A decisão passa, principalmente, pela expectativa do cliente: se ele busca segurança, agilidade ou maior lucro na negociação. Neste último caso, especialmente, o cliente tem que ter em mente que pode até ganhar mais dinheiro na venda, mas este processo é mais burocrático, mais demorado e é preciso tomar alguns cuidados especiais quanto à segurança.
Mas se mesmo assim você entende que esta é a opção certa para você, vamos dar algumas dicas para que você venda do jeito certo e com segurança.
Como criar um anúncio atrativo?
Ao anunciar seu carro usado para venda, tenha em mente que a primeira imagem é a que fica. Portanto, limpe bem o seu carro por fora e por dentro e, dependendo do caso, vale até dar uma encerada para que ele brilhe nas fotos.
Faça fotos da dianteira com o carro na diagonal, uma completamente de frente, uma da lateral e uma da traseira. Faça fotos também do interior e do motor.

Dica: Quando o interior e o motor do veículo estão limpos e bem cuidados, isso pode indicar que o dono é cuidadoso com o carro e pode valorizá-lo na hora da venda.
Atenção à segurança
Quando for marcar com o possível comprador para que ele conheça o carro, opte por locais públicos e de grande circulação de pessoas. Uma boa dica de lugar para isso é em estacionamentos de shoppings e de hipermercados, sempre próximo à segurança do estabelecimento.
Lembre-se também de nunca ir sozinho. A presença de alguém em quem você confie no local te deixará mais seguro e pode intimidar um golpista a continuar com sua má conduta.

Saiba quanto você quer no seu carro
Todo comprador vai querer um desconto, isso é fato, portanto, saiba que ficar irredutível quanto a isso pode fazer com que ele desista do negócio. Portanto, uma dica é sempre anunciar o carro com um precinho acima do que você realmente espera, mas que ainda esteja dentro do valor de mercado do modelo.
Dessa forma, durante a negociação, o comprador terá o desconto que espera e você receberá o quanto quer no seu carro. Todo mundo sai feliz!
Liste todas as pendências
Outra atitude é prezar pela transparência em todo o processo. Por isso, liste todas as pendências que o seu carro tem, como multas, licenciamento e/ou IPVAs atrasados e até se ele tem algum problema mecânico que mereça a atenção do novo comprador.
Ser transparente neste aspecto não afastará compradores, muito pelo contrário, ajudará na venda. Pense o seguinte: é melhor comprar um carro em que você saiba o que precisa ser feito ou outro que você precise apostar na sorte?
Ah, caso haja pendências, seja justo, ofereça o valor correspondente como desconto ao novo comprador. As multas e impostos atrasados, por exemplo, precisarão ser quitados por ele no ato da transferência de forma obrigatória.

Vendi, e agora?
A primeira coisa é fazer o Laudo de Transferência do Veículo. Também chamado de Vistoria de Transferência ou ECV, é obrigatório para que o Detran tenha informações sobre o estado da gravação do número de motor e chassi do veículo.
Em seguida, registre a transferência de propriedade de veículo no cartório e faça a comunicação de venda junto ao Detran de sua cidade. Vale lembrar que em São Paulo, por exemplo, a partir do mês julho de 2014, o Cartório tem essa responsabilidade.
Por fim, leve todos os documentos ao Detran da sua cidade. O prazo para concluir o processo de transferência do veículo é de 30 dias, independente se este será registrado na mesma cidade ou em outro Estado.
Caso esta data seja ultrapassada, o novo proprietário estará sujeito a penalidades previstas em lei, que são multa grave e perda de cinco pontos na carteira.
Achei muito burocrático. Tem outra opção?

Sim, na verdade há duas opções. A primeira é contratar o serviço de um despachante licenciado, mas a taxa cobrada pelo serviço pode variar muito de região para região e isso afetará diretamente no lucro que você obteve na venda.
A outra opção é contar com a InstaCarro. Na InstaCarro o seu carro é disputado por mais de 1.500 lojistas durante 24 horas e você pode escolher se aceita ou não a melhor oferta. Caso aceite, recebe o dinheiro na conta via TED e todo os trâmites de documentação ficam com a empresa.